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Fazer um controle de vendas significa realmente vender mais?

03.04.2017

 

Vender mais é um indicativo de que tudo está indo bem na empresa — como diriam os marinheiros, de que “tudo está indo de vento em popa”. E os empresários recorrem a todo tipo de estratégia para otimizar o volume de vendas.

 

O segredo principal está no controle. Quando se realiza o controle adequado das vendas, é possível obter ótimos resultados. O assunto lhe interessa? Então, leia nosso post e descubra se fazer controle de vendas significa realmente vender mais!

 

A importância do controle


Em tudo que fazemos, devemos ter controle. Controlar é manter as coisas nos limites, em ordem, do jeito como deve ser.

Se você não exercer controle cuidadoso sobre as vendas, jamais poderá avaliar os lucros e prejuízos com precisão e, quando menos esperar, se verá obrigado a fechar as portas de sua loja.

 

Relatório gerencial: o primeiro passo


Elabore um relatório gerencial, que deverá apresentar informações sobre as vendas diárias efetuadas: data, custos dos produtos, lucro bruto, margem de lucro, quantidades de itens vendidos, funcionário responsável por cada venda e outros dados importantes. É importante também especificar no relatório a forma de pagamento (à vista, parcelado, cheque).

 

Esse controle financeiro e de produção vai ajudar na hora de tomar decisões, na administração do capital de giro, na identificação e correção de erros e até na previsão de receitas futuras. Vai te ajudar a traçar melhor suas estratégias, a fazer um planejamento mais eficaz.

O relatório permite ainda avaliar o nível de demanda de cada produto, para mantê-lo ou tirá-lo do estoque, ou mesmo valer-se de algum recurso para aumentar suas vendas.

 

O controle de comissões


A partir da análise financeira adequada, o gestor poderá avaliar também se a porcentagem relacionada às comissões é satisfatória ou um aumento seria uma boa forma de estimular os vendedores. Claro que, quanto mais se sentem recompensados, mais animados eles ficarão para o trabalho.

 

Estabelecer uma comissão justa é fundamental para o controle de vendas, inclusive dando bônus e vantagens aos vendedores que mais se destacarem. É necessário definir uma política de comissões conforme a demanda dos produtos e o desempenho dos funcionários.

 

Um bom relacionamento com os clientes é fundamental


Manter um bom relacionamento com o cliente é uma etapa muito valiosa no controle de vendas. Afinal de contas, para vender é necessário ter consumidores que comprem, ou seja, consumidores que virem clientes (e, quando se tornam clientes fidelizados, melhor ainda).

 

O atendimento do empresário e do vendedor, as estratégias de marketing, a oferta de produtos que interessem realmente ao público, os planos de pagamento e os prazos, o desenvolvimento de promoções atraentes — tudo isso faz parte de um planejamento para melhorar o relacionamento com o cliente.

 

O segredo de um sistema de controle de vendas eficiente


Para fazer controle de vendas de forma eficiente, o gestor pode seguir o modelo abaixo, que consiste em fazer a checagem periódica de:

Relatório de desempenho;


Volume de vendas (total, por linha de produto, identificando aqueles que têm maior saída ou oferecem maior margem de lucro);
Quadro de metas de vendas (conferindo se foram ou não atingidas);


Comparação entre a quantidade de clientes novos em relação aos antigos;
Índice de inadimplência;


Valor médio das vendas;


Quantidade de itens por venda;


Cálculo da taxa de conversões de vendas (quantidade de vendas realizadas dividida pela quantidade de clientes atendidos).


Faça sempre uma avaliação da evolução das vendas por período, realize reuniões semanais e nunca deixe de orientar e cobrar os vendedores.

 

Para facilitar o trabalho de fazer controle de vendas, utilize um software de gestão: por ser um sistema automatizado, ele reduz as possibilidades de falhas, acelera os processos e aumenta a eficiência do controle de vendas.

 

 

Fonte: Blog do Hiper

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