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Descubra qual o perfil de clientes da sua loja

26.01.2017

 Qualquer empresário que queira ser bem sucedido em seus negócios deve ter como prioridade estudar e avaliar o comportamento demonstrado pelo seu público, ou seja o perfil de clientes, no objetivo de conhecê-los melhor e assim alcançar a sua fidelidade. Devemos estar atentos a cada detalhe e reconhecer qual é o perfil do nosso consumidor, pois esses pormenores podem ser de extrema importância para motivar ou desestimular a venda.

 

Descubra qual o perfil de clientes da sua loja


Rápidos ou pacientes?


Existem clientes que desejam agilidade ao realizar suas compras. Para estes, o mais interessante é que o artigo que desejam seja localizado rapidamente e tenham um caixa à disposição, sem filas, para efetuar o pagamento. Para este consumidor, tempo é dinheiro e ele pode simplesmente deixar de comprar em sua loja e escolher a concorrência se não encontrar essas facilidades.

 

Por outro lado, existem consumidores que o ato de comprar para eles funciona quase como terapia. Passam horas na loja, observam cada produto, experimentam várias peças, pedem opinião, combinam cores e acessórios, etc. Esses, geralmente, estão sempre acompanhados.

Ao analisar esses dois tipos de clientes, devemos mensurar qual o percentual de cada um deles em nosso estabelecimento e procurar adequar nosso layout para aquele que representa uma demanda maior, sem desprezar o outro, uma vez que os dois são importantes. Por exemplo, se a maior parte de seus clientes está sempre acompanhada, que tal disponibilizar uma cadeira para o acompanhante e até mesmo uma água, um café ou uma revista?

 

Decididos ou indecisos?


Outro aspecto a ser analisado é o papel do vendedor. Consideremos que alguns clientes já saem de casa com a pré-disposição para comprar um determinado produto. Esses, em sua maioria, já decidiram o que vão levar, restando apenas decidir sobre algum detalhe específico como cor ou tamanho. Para outros, no entanto, entram na loja por força do hábito, sem ter algum produto em mente.

O papel do vendedor nos dois casos é essencial. Para o cliente que já está decidido, o vendedor fará o papel de agilizar o processo, indicando o local onde se encontra o artigo, tirando alguma dúvida que o cliente ainda tenha, enfim, ter a sensibilidade de não se intrometer muito, uma vez que a venda já está feita.

 

Já no segundo caso, quando o cliente entra na loja sem uma expectativa real de compra, o vendedor terá um papel diferente. Cabe a ele usar seu poder de persuasão e argumentar até convencê-lo a adquirir a mercadoria que foi objeto de atenção. Nos dois casos, portanto, percebe-se a importância de conhecer o perfil de clientes, para nortear as ações de forma adequada.

 

Jovens ou adultos?


Outra maneira bastante comum de segmentar o perfil de clientes é pela idade. Às vezes, nos deparamos com lojas caracterizadas por um design tão arrojado em sua decoração e com um quadro de funcionários formado em sua maioria por pessoas na faixa dos vinte e poucos anos, bem descolados, que fica nítida a impressão de que o ambiente que foi feito para atrair o público jovem.

 

Ao mesmo tempo que a inovação tem o poder de encantar os jovens, muitas pessoas adultas poderão sentir-se constrangidas para entrar e comprar ali, preferindo a concorrência. Conhecer o perfil de clientes permite o equilíbrio em nossas estratégias.

 

Esses três aspectos, entre tantos outros que poderíamos citar, revelam o quanto é importante e necessário nos dedicarmos a conhecer as preferências de nossos consumidores.

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