Entenda a importância da variedade do mix de produtos para sua loja

18.01.2017

 

Oferecer o que o cliente procura é um dos grandes desafios de qualquer lojista. É ao ter o produto necessário para o momento do seu cliente que você consegue convencê-lo a comprar. Nesse sentido, apostar em uma boa variedade conta pontos a favor do negócio.

 

Além de favorecer o relacionamento com o cliente, uma diversificação no mix de produtos também ajuda a empresa a faturar mais. Pensando nisso, veja a seguir a importância dessa variedade de oferta e descubra como colocá-la em prática.

 

Por que diversificar o mix de produtos para sua loja?


Quando um cliente chega ao seu negócio, ele quer ter opções de produtos para comprar. Se ele ficar restrito a apenas um tipo de compra, pode ser que desista de adquirir: afinal, poderá sentir que os produtos não atendem às suas necessidades.

 

Ainda, quanto mais limitado é o seu mix de produtos, menor é o seu alcance. Isso porque não existe nada que seja uma unanimidade entre as pessoas, tampouco um determinado produto. Mesmo dentro de um nicho, os gostos e necessidades variam.

 

Com um mix adequado, por outro lado, você consegue atingir mais pessoas, porque oferece o que elas estão procurando. É como um jogo de probabilidades: quanto mais oferta há, maiores são as chances de agradar.

 

Uma boa variedade também é importante porque pode melhorar as métricas do seu negócio. Ou seja, com mais oferta, os clientes podem ficar mais tentados a escolher e, consequentemente, a comprar mais. O resultado vem em forma de aumento do ticket médio e do faturamento de maneira geral.

 

Mas como melhorar a variedade do mix de produtos para sua loja?


Embora ter uma boa oferta de produtos seja importante, é ainda mais fundamental que isso seja feito da maneira correta — afinal, oferecer produtos demais e que não sejam adequados pode gerar o efeito reverso. Para colocar essa estratégia em prática, considere as dicas a seguir.

 

Conheça as necessidades dos consumidores


Não adianta aumentar o mix de produtos, se isso significar coisas que o seu público não procura. Em vez de estimular as vendas e o relacionamento, isso só vai fazer com que os clientes sintam que o seu negócio não serve para eles.

 

Por isso, entenda muito bem quais são as necessidades dos seus consumidores. O que eles desejam? Por que eles precisam de determinado item? Como um produto pode melhorar a vida deles?

 

A partir da resposta para essas questões, vai ficar mais fácil compreender o que deve ser oferecido.

 

Trabalhe com fornecedores confiáveis


Para que tudo saia como o esperado, o relacionamento com fornecedores também deve ser adequado.

 

Ao escolher fornecedores confiáveis, você atesta a boa qualidade dos produtos, além de garantir um abastecimento correto, pois de nada adianta oferecer produtos e não tê-los em estoque.

 

Além disso, fornecedores confiáveis estimulam a relação em médio e longo prazos, o que favorece a conquista de flexibilidade de maneira contínua.

 

Evite exageros


Tudo bem, é importante ter uma boa oferta de produtos, mas exagerar na quantidade faz a sua empresa perder dinheiro. Para que isso não aconteça, tome cuidado com o dimensionamento.

 

Em vez de triplicar a quantidade de produtos ofertados de uma só vez, faça grupos de adições menores, medindo e acompanhando os resultados. Conforme a resposta do seu público, você pode considerar um aumento da sua oferta e até mesmo renovar o seu estoque.

Por fim, saiba que a variedade do mix de produtos é importante para sua loja, pois essa medida pode gerar mais vendas, satisfação e também faturamento.

 

E para que tudo isso seja possível, siga as boas dicas de hoje: conheça as necessidades do seu público, escolha bons fornecedores e aja sem exageros.

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