© FEMODA/MT Todos os direitos reservados. 

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Dor de cabeça nunca mais! Saiba agora como automatizar seu estoque

20.12.2016

 

O estoque é uma área de muita importância para qualquer empresa. Apesar de ser vista apenas como um setor operacional, seus resultados influenciam diretamente as rotinas de outros setores, como compras, vendas e até o financeiro. Para evitar falhas e gargalos, o primeiro passo é abrir mão dos processos manuais por meio da automação das atividades do estabelecimento.

 

No post de hoje vamos explicar as principais dificuldades que surgem com um estoque manual, a importância da automação e finalmente como automatizar estoque da sua empresa. Confira!

 

Quais problemas surgem com a falta de um estoque automatizado?


A ausência da automação de um estoque torna os processos empresariais arcaicos, já que são realizados manualmente. E com isso surgem algumas consequências negativas que darão muita dor de cabeça para a equipe. Você confere as principais nos tópicos a seguir.

 

Excesso e falta de produtos


Sem um sistema de gestão que auxilie no controle e no acompanhamento de todas as entradas e saídas de produtos, é praticamente impossível identificar o tempo médio que cada item fica no estoque e, consequentemente, quando eles devem ser comprados.

 

Em decorrência disso, o proprietário acaba investindo em mercadorias que não têm muita saída ou deixa de comprar as que faltam nas prateleiras da loja. Enquanto o excesso leva ao desperdício, a falta gera perda nas vendas.

 

Planejamento de vendas ineficiente


Da mesma forma que a rotina do setor de compras é afetada com o uso de um sistema de estoque manual, o mesmo acontece com a área comercial. Sem o controle sobre a frequência de vendas de cada item, a elaboração de uma previsão de demanda fica comprometida, visto que não há um histórico confiável de todas as vezes que determinado produto foi vendido.

 

Dessa forma, torna-se difícil acompanhar períodos de sazonalidade e saber como direcionar campanhas de divulgação e promoções, por exemplo.

 

Maior risco de erros


Todo processo realizado de forma manual possui um risco elevado de erros, e consequentemente as informações tornam-se pouco confiáveis. Ainda vale lembrar que a incidência de um erro exige o retrabalho que compromete a produtividade e atrasa a finalização da atividade. Essa é mais uma consequência negativa ao não automatizar o estoque da empresa.

 

Elevação dos custos


Com a ocorrência do desperdício, produtividade ineficiente e frequente ocorrência de erros, a operação pode custar bem mais do que deveria. Isso sem mencionar o custo da perda de uma venda, além da má experiência que prejudica a indicação de novos clientes.

 

Afinal, como automatizar estoque?


Para automatizar o estoque de sua empresa, é necessário investir em um sistema de gestão que contemple as atividades relacionadas a essa área (recebimento, estocagem, movimentação, expedição, conferência e emissão de documentos). E para iniciar esse processo de automação do estoque de maneira eficiente é preciso seguir algumas etapas:

 

  • Realizar o mapeamento dos processos, o que ajudará a identificar falhas;

  • Elaborar ações de correção e melhoria, ações que ajudam a minimizar os pontos fracos e a otimizar os métodos de trabalho;

  • Implementar as ações criadas;

  • Avaliar os resultados. Caso ainda não sejam satisfatórios, voltar para os passos 1, 2 e 3;

  • Formalizar o novo processo por meio de um documento que especifica a forma correta de realizar a atividade, assim como o tempo estimado e as ferramentas e recursos necessários;


Treinar os colaboradores para que conheçam o novo método e tenham consciência da importância que essas mudanças trarão para a empresa. Isso é fundamental para que o processo funcione corretamente.


Seguindo esse passo a passo, haverá uniformidade na execução das rotinas e nas informações que forem inseridas quando o sistema for implantado na empresa; tudo isso torna a operação mais confiável e eficiente!

 

Portanto, como automatizar estoque sem preparo adequado dos que estão envolvidos nas principais áreas da empresa? Aliando essa estratégia com um bom sistema de gestão, é possível contar com processos otimizados que trarão diversos benefícios para o negócio.

 

Fonte: Blog do Hiper

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload