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Como diversificar o mix de produtos da minha loja?

14.12.2016

 

Se você pensa em conquistar mais vendas para a sua loja e fortalecer a sua marca, precisa diversificar os produtos da sua loja. Aumentar o chamado mix de produtos é uma das técnicas que podem ser usadas pelo gestor para se diferenciar da concorrência e ganhar mais espaço no mercado.

Apesar de nem sempre ser fácil delimitar quais serão os produtos ofertados, é possível ampliar as opções aos consumidores do varejo por meio de tomadas de decisão simples. Confira, a seguir, como fazer isso!

 

Saiba o que é o mix de produtos

 

Mix tem o significado de mistura, combinação. Quando falamos em mix de produtos, estamos nos referindo à diversidade de produtos existentes em uma loja. Por exemplo, em uma loja de artigos esportivos, alguns itens vendidos são tênis, meias, shorts, camisetas de neoprene, etc. Já em uma loja casual, podemos citar a venda de calças jeans, camisetas básicas, vestidos, entre outros. Esses são os compostos do mix de produtos.

 

Saber gerenciar esses elementos é fundamental para obter sucesso. A diversificação do mix de produtos deve fazer parte de uma ação estratégica, apresentando ao cliente os diferenciais da sua loja e sua identidade. Assim, é possível atrair mais consumidores, aumentando as chances de vendas e assegurando uma boa reputação para o negócio.

 

Outra vantagem é que o aumento do mix de produtos facilita a compra por impulso, porque o cliente vai para comprar determinado item, mas, ao ver outro exposto em conjunto, acaba levando os dois. Portanto, diversificar os produtos é essencial para obter melhores resultados para o seu varejo.

 

Considere o seu nicho de mercado

 

De maneira geral, o recomendável é que a loja ofereça diversos produtos diferentes. No entanto, focar em produtos que não são populares ou que fujam do nicho que a loja trabalha pode ser prejudicial para as vendas. Por isso, ao começar a diversificar os produtos, analise o público-alvo da sua loja e defina a quantidade de produtos oferecidos de acordo com o segmento do varejo em que trabalha.

Faça ajustes de acordo com as necessidades do cliente

 

Para que tenha um efeito positivo, o aumento do mix de produtos deve considerar as necessidades do cliente. Por isso, antes de definir os produtos a serem vendidos, é preciso pensar se o preço está bom para os clientes, se há demanda para novas opções dos mesmos produtos, etc.

 

Por exemplo, uma ideia é oferecer versões customizadas, que tenham valores mais baixos. Assim, é possível evitar que o consumidor vá para a concorrência.

 

Atente-se às despesas

 

Em todo processo podem ocorrer falhas. No caso da diversificação do mix de produtos, uma grande quantidade pode aumentar as despesas da empresa. É preciso ter equilíbrio, evitando manter um estoque tão grande. Por isso, o ideal é analisar os produtos mais vendidos e aqueles cujo lucro é menor que os custos. Na maioria das vezes, é importante focar nos produtos mais vendidos.

 

Analise os resultados

 

Como em toda ação estratégica, é preciso mensurar os resultados da diversificação de produtos. O objetivo é identificar se as metas estão sendo alcançadas. Você pode fazer essa análise por meio da listagem dos custos de produção e da rentabilidade, fazendo comparativos.

Uma boa maneira de fazer a comparação é usando tabelas e softwares de gestão, que vão oferecer uma visão mais ampla a respeito da situação mercadológica da loja.

 

Treine a equipe de vendedores

 

De nada adianta ter um mix de produtos diversificado e bem delimitado se a equipe de vendedores não está preparada para atender os clientes. Isso ocorre quando os colaboradores não conhecem o perfil da loja e os produtos vendidos. Por isso, ofereça treinamentos e capacitações, não somente antes de o vendedor iniciar o trabalho, mas quando houver uma mudança de coleção ou aumento do mix de produtos.

 

Organize o mix de produtos

 

Você pode oferecer produtos bem diversificados entre si para atender a um público amplo. Mas é importante que eles estejam organizados a fim de garantir que haja uma coerência. Por isso, além de considerar o perfil da loja, os estilos dos produtos oferecidos também devem ser considerados.

 

Compre produtos novos em menor quantidade

 

Ao diversificar os produtos, é normal que sejam adquiridas novas peças, que nunca haviam sido ofertadas naquele estabelecimento. Nesse processo, é preciso ter cautela, pois a compra de produtos novos pode ocasionar prejuízos.

 

Já imaginou se você adquire uma série de peças que acabam não tendo saída? Portanto, o melhor é ter cautela e comprar uma quantidade menor de produtos novos, primeiramente verificando como será a aceitação deles. A partir disso, é possível se adequar conforme a demanda.

Tenha fornecedores confiáveis

 

Toda loja precisa ter fornecedores nos quais confia. Mas isso é especialmente importante ao se diversificar os produtos. Ou seja, para assegurar que o mix de produtos tenha qualidade, é preciso ter fornecedores que sejam verdadeiros parceiros, que se preocupem não só com o seu sucesso, mas também com o êxito do lojista. Portanto, deve ser estabelecida uma relação de “ganha-ganha”.

 

Conheça os clientes

 

Todo lojista deve conhecer seus clientes e, para isso, precisa analisá-los e fazer pesquisas que indiquem suas reais demandas, necessidades, preferências e desejos. Também é importante verificar se o atendimento oferecido na loja está sendo bem-aceito, quanto tempo, em média, os clientes costumam passar no estabelecimento, etc.

 

Esses indicadores ajudam a definir estratégias e, no caso do aumento do mix de produtos, o lojista consegue visualizar quais produtos serão mais aceitos.

 

Analise a concorrência antes de diversificar os produtos

 

Você já viu que é importante analisar os produtos mais vendidos — aqueles que têm pouca saída — dentre outros aspectos. Mas também é necessário conhecer a concorrência! Identificar os produtos mais vendidos (que estão em promoção) e como é feita a oferta de produtos pelo concorrente é a melhor forma de verificar se a sua loja está trabalhando conforme a demanda do mercado e se há a necessidade de acrescentar outros produtos ao mix. Dessa forma, é possível se diferenciar da concorrência.

 

Portanto, diversificar os produtos da sua loja passa por algumas ações estratégicas, que podem trazer maior retorno positivo ao seu negócio. Se você gostou dessas dicas e quer conhecer outras, acompanhe o nosso blog e fique sempre atualizado!

 

 

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