© FEMODA/MT Todos os direitos reservados. 

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

3 dicas infalíveis para contratar excelentes funcionários

21.01.2016

A qualidade do seu trabalho é fundamental para o sucesso da empresa, mas outro elemento igualmente importante é a excelência de sua equipe de colaboradores. Eles são a alma da empresa, conectando cada departamento, atuando como cartão-visita diante dos clientes e oferecendo um atendimento de qualidade.

 

Devido a toda essa importância, é fundamental que seus funcionários estejam conectados aos valores, aos objetivos e ao perfil da empresa. Para conseguir contratar funcionários com essas características, é preciso ir além do regular na hora da entrevista. Mas como fazer isso? É o que mostraremos neste post. Confira!

 

1. Entenda sua empresa e o profissional de que ela precisa


Para que você possa ter certeza que está montando uma equipe formada integralmente por profissionais alinhados ao perfil e aos objetivos da sua empresa, antes de mais nada é preciso conhecer a fundo esse perfil e os objetivos.

Qual é a meta e a missão da sua empresa? De que maneira ela quer conectar-se aos clientes? O que deseja alcançar por meio do seu trabalho? A empresa é dinâmica, conservadora, moderna ou tradicional?

 

A partir dessas informações, você poderá, então, desenvolver o perfil dos colaboradores ideais para a sua empresa. Se o ambiente de trabalho preza pelo dinamismo e pela agilidade, por exemplo, seus funcionários devem ter essas características. Por outro lado, se você segue caminhos mais tradicionais, pode ter problemas com colaboradores que possuam um perfil mais moderno e inventivo.

 

Não existe o perfil do funcionário ideal, mas o perfil do funcionário ideal para exercer determinada função em determinado negócio. O importante, em última instância, é que todos os colaboradores pertençam à cultura organizacional da empresa. Portanto, para saber quem você procura, é fundamental desvendá-la a fundo.

 

2. Não avalie apenas as características técnicas do candidato


Você se deparou com um currículo praticamente impecável, contendo todas as habilidades e experiências requisitadas para determinada vaga na sua empresa? Mesmo assim, não deixe de valorizar a entrevista cara a cara com o candidato. Ele pode ter todas as características desejadas por você no papel, mas a conversa pessoalmente pode revelar que aquele que parecia o candidato ideal, na verdade, não se encaixa na cultura organizacional da empresa.

 

Entretanto, esse alinhamento é fundamental para que o funcionário realmente dê seu melhor para a empresa, continuando sempre motivado a trabalhar e interessado em aprender mais e desenvolver suas habilidades. Além disso, atualmente a qualidade de vida e a satisfação na vida profissional são itens cada vez mais valorizados. Portanto, um funcionário que não se sentir à vontade na empresa logo vai procurar outra vaga.

 

Seu negócio necessita desse encaixe para transformar todos os funcionários em uma equipe unida, que trabalhe lado a lado em prol dos objetivos e das metas da empresa.

 

3. Invista na divulgação e na trajetória dos seus funcionários


Mesmo que você invista nas duas práticas anteriores para contratar funcionários, você ainda precisa de candidatos aptos a preencher as vagas, não é mesmo? Portanto, nossa última dica é caprichar na divulgação de vagas.

 

Saiba por onde circulam as pessoas com o perfil procurado: onde e como buscam emprego, em quais redes sociais estão, etc. Dessa forma, você poderá ter certeza que a divulgação da sua vaga chegará até os candidatos que você gostaria de ter na empresa.

 

Em seguida, é necessário atrair essas pessoas para que elas possam responder seu convite. Para fazer isso — e para assegurar que você vai conseguir reter seus talentos depois da contratação —, invista em planos de carreira, em oportunidades de especialização e desenvolvimento e nos benefícios oferecidos para seus funcionários. Faça com que eles se sintam reconhecidos e respeitados enquanto profissionais e, dessa forma, certifique-se que eles sempre caminharão ao seu lado.

 

E então, pronto para colocar nossas ideias em prática e acertar em cheio na hora de contratar funcionários? Para continuar aprimorando cada vez mais a sua empresa, assine nossa newsletter e fique por dentro de outros conteúdos como este!

 

Fonte: Blog do Hiper

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload